Será realizado no próximo dia 29/9, quinta-feira, a defesa de dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS)/Icict, intitulada "Comunicação e Incomunicação na Estratégia da Saúde da Família: um estudo sobre as interações entre equipes e usuários no município de Brumadinho/MG", do aluno Jean Alves de Souza, com orientação de Valdir de Castro Oliveira. Veja abaixo as informações e o resumo da defesa.
Defesa de Dissertação de Mestrado
Título: Comunicação e Incomunicação na Estratégia da Saúde da Família: um estudo sobre as interações entre equipes e usuários no município de Brumadinho/MG
Aluno: Jean Alves de Souza
Orientação: Valdir de Castro Oliveira
Banca
Titulares:
- Drª Adriana Kelly Santos – PPGICS
- Drª Marcia Cristina Rodrigues Fausto – ENSP/FIOCRUZ
Suplentes:
- Drª Adriana Cavalcanti de Aguiar – PPGICS
- Dr. Carlos Henrique Assunção Paiva - COC/FIOCRUZ
Data: 29/09/2016 - Horário: 9h30
Local: Sala 209 do Prédio da Expansão
Resumo:
Esta dissertação tem como objetivo estudar a Estratégia Saúde da Família - ESF, principal política da Atenção Básica - ATB no SUS, como estrutura de comunicação, espaço de interações e trocas entre equipe e usuários com destaque ao papel do Agente Comunitário de Saúde. Partimos do pressuposto que a forma como se faz e se efetiva a comunicação nas equipes é determinante para o sucesso da Saúde da Família que essencialmente foi implantada para atuar no cuidado ampliado de saúde, ou seja, saúde para além da ausência de doença pautada na promoção, prevenção e educação. Para a construção do estudo, procurou-se contextualizar a história da ATB e ESF bem como aportes teóricos da Comunicação e Informação, centrados principalmente nas interações. O trabalho foi uma pesquisa qualitativa exploratória.
O local escolhido para a pesquisa foi o Município de Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais pioneiro da implantação da ESF no estado e considerado referência como experiência exitosa nos primeiros anos da implantação. Como estratégias metodológicas utilizamos a observação participante e as entrevistas semi-estruturadas como meio de compreender como se dão as interações nas equipes, seus alcances e limites.
A partir dos resultados, propusemos uma discussão dos dados com teorias e outros estudos empíricos, bem como apontamentos sugerindo que a utilização de uma comunicação mais participativa, bem realizada, horizontal e dialogada na ESF pode contribuir mais efetivamente para viabilizar os ideais deste tipo de programa e, por conseguinte, para a construção do SUS.