Os artigos integrantes da Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU foram o mote para a oficina de bordados Linha Vital – Saúde Mental e o Sistema Único de Saúde realizada em 23/5, na Biblioteca de Manguinhos.
As peças bordadas foram criadas ao longo de uma manhã, com coletivos de bordado Linhas do Horizonte, Linhas do Rio e Linhas de Sampa, em parceria do Icict com o Núcleo de Saúde Mental Álcool e Outras Drogas da Fiocruz Brasília e a TV Pinel.
Ao longo do dia, os bordados eram expostos em um ‘varal de panfletos’, forma como é chamada a peça bordada, chamando a atenção de trabalhadores e estudantes que passaram pela entrada da Biblioteca.
De forma leve e com materiais simples como panos, fitas, agulhas e linhas, cada ponto traçado no fio reforçava a importância de abordar a luta antimanicomial e os direitos humanos. O ato foi realizado em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado no dia 18 deste mês.
* Com informações da assessoria de comunicação da Fiocruz Brasília.