conteúdo principal

Icict participa de formação inédita no setor público para profissionais de próteses

Compartilhar:
X
Por
Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz*
Publicado em - Atualizado em

Profissionais que atuam como ortesistas e protesistas nas oficinas ortopédicas habilitadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste terão à sua disposição uma formação técnica na área oferecida pelo setor público, pela primeira vez em nível nacional.

A capacitação é oferecida pela Superintendência da Escola de Saúde (Sesg), unidade do Governo de Goiás, por meio de iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com o Icict/Fiocruz e a Oficina Ortopédica do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), única instituição habilitada pelo Ministério da Saúde (MS) no País para essa finalidade.

Atualmente, participam da primeira turma é composta por 13 alunos que já trabalham na área e que serão qualificados para atuarem com autonomia e competência na dispensação, confecção, adaptação, manutenção de órteses e próteses e meios de locomoção (OPM).

A formação em órtese e prótese deve durar 16 meses (64 semanas), totalizando 1,2 mil horas/aula, distribuídas entre aulas teóricas, práticas, vivências no território e atividades no ambiente virtual de aprendizagem (AVA-TOP). O Icict participa desta formação por meio do Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde (LICTS).

Para saber mais, acesse o site da Secretaria de Saúde de GO: https://bit.ly/3vHjlde

*Com informações da Superintendência da Escola de Saúde de Goiás.