Na sexta-feira, 11/12, a partir das 14h, será transmitido, pelo canal do Youtube da VideoSaúde, o lançamento do livro ‘IdeiaSUS: saberes e práticas nos territórios do Sistema Único de Saúde’. A publicação dá visibilidade às práticas de saúde do SUS, com capítulos que “promovem reflexões sobre os desafios do SUS em tempos de pandemia, os caminhos do IdeiaSUS e o desenvolvimento da Curadoria em Saúde”. Serão apresentadas seis práticas de saúde, que “retratam movimentos e histórias no campo da saúde e o compromisso dos seus trabalhadores e gestores com o fortalecimento do SUS”.
Das seis práticas apresentadas, três virão em formato de vídeo, como explica Paulo Lara, coordenador da VideoSaúde Distribuidora, do Icict: “Gravamos imagens e depoimentos nas cidades de Quissamã e Niterói, no Rio de Janeiro, e Lajeado, no Rio Grande do Sul. A intenção inicial era realizarmos pequenos documentários sobre todos os projetos escolhidos mas, por conta da pandemia, não pudemos gravar em Angra dos Reis (RJ), Sacramento (MG) e Tefé (AM)".
Para Lara, a experiência foi marcante: “Agradeço muito às equipes de saúde e ao IdeiaSUS pela excelente oportunidade de conhecer experiências tão enriquecedoras. Os vídeos são materiais fundamentais para nossas ações de comunicação e informação, sempre visando o fortalecimento do SUS e da sua memória audiovisual, preservada no acervo da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz."
IdeiaSUS é um programa de cooperação técnica entre a Fiocruz, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), no âmbito da Rede de Apoio à Gestão Estratégica do SUS. Nascido em 2013, o Programa tem como objetivo “contribuir para o mapeamento, o registro, a sistematização e o compartilhamento de práticas de saúde em torno das temáticas da gestão e da atenção integral à saúde, visando à aproximação das áreas de pesquisa e inovação tecnológica com as práticas de saúde vivenciadas no cotidiano da gestão municipal, estadual e federal e promovendo o fomento de redes colaborativas de gestão do conhecimento, tendo como perspectiva o fortalecimento do SUS”.
Clique na imagem abaixo para acessar o canal do Youtube da VideoSaúde.