conteúdo principal

Pesquisador do Icict recebe Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq

Compartilhar:
X
Por
Assessoria de Comunicação do Icict Fiocruz
Publicado em - Atualizado em

No final de 2019, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq divulgou o resultado da chamada pública CNPq nº 06/2019, que concede Bolsa de Produtividade em Pesquisa, e no Icict, Igor Sacramento, pesquisador do Laboratório de Comunicação e Saúde - Laces, e professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) foi um dos contemplados. A bolsa é considerada uma das maiores distinções que um pesquisador pode receber no Brasil, pois reconhece o alto índice de produtividade com qualidade de sua produção. Igor Sacramento foi um dos 11 agraciados em todo o Brasil.

Sacramento concorreu na categoria de "Artes, Comunicação e Informação" e poderá desenvolver durante três anos sua pesquisa sobre "Narrativas biográficas sobre doenças nos canais do Youtube", que observa alguns canais do Youtube e "como eles vão se configurando a partir das narrativas de algumas doenças, como Aids, câncer, dismorfia corporal e, a obesidade, além é claro dos comentários de cada canal", explica Sacramento.

Segundo o pesquisador do Laces, a escolha de sua pesquisa pelo CNPq, considerando a situação vivida pela Ciência, com o baixo investimento em pesquisa no Brasil e também a incerteza em relação à existência do CNPq, "não é só um reconhecimento, mas me anima a seguir e persistir com a pesquisa em Comunicação e Saúde no Brasil".

A chamada pública do CNPq tem por objetivo "valorizar pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento e incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade".
 

Crédito

Foto: Raquel Portugal (Multimeios/Icict/Fiocruz) 

Outros links