Dois mil e vinte e cinco se despede e abre caminho para um ano importante na história do Icict: em 2026, o Instituto completa 40 anos. Enquanto a programação #Rumoaos40 está sendo preparada, é hora de lembrar os eventos, encontros, debates e as temáticas que marcaram a unidade nos últimos 12 meses.
O ano foi marcado pela celebração dos 125 anos da Fiocruz e da Biblioteca de Manguinhos. Em maio, a Fundação foi homenageada durante a 78ª Assembleia da Organização Mundial de Saúde (OMS) pelo seu legado em pesquisa científica e protagonismo na Saúde Global. Em evento oficial realizado no Auditório de Bio-Manguinhos, as homenagens seguiram junto com a posse dos novos diretores de unidades e integrantes do Conselho Deliberativo da instituição.
Para celebrar o aniversário da Biblioteca de Manguinhos, foi realizado o evento '125 anos da Biblioteca de Manguinhos: entre memórias e Horizontes’, com debates sobre preservação da memória, as origens da biblioteca e sua modernização e gestão do conhecimento.
Nova direção
O bibliotecário Adriano da Silva foi eleito novo diretor do Icict para o quadriênio 2025-2029. Adriano venceu a eleição com 111 votos, equivalente a 84,73% dos votos válidos. O candidato Sérgio Síndico foi o segundo colocado, com um total de 18 votos, equivalente a 13,74%. O pleito de 2025 contou com a participação de 138 eleitores, o que corresponde a 93,88% do colégio eleitoral do Icict. Esta foi a segunda eleição com maior comparecimento do Instituto, ficando atrás apenas da eleição de 2021. O novo diretor tomou posse no dia 2 de junho, em cerimônia realizada na Biblioteca de Manguinhos.
À época, Adriano agradeceu a confiança dos trabalhadores e trabalhadoras do Instituto: "Foram muitos votos, o que mostra o tamanho da responsabilidade. Sigo com muito otimismo e ansiedade para iniciar essa nova etapa, e conto com todas e todos do Icict para que possamos fazer um bom trabalho".
Eleito diretor havia poucos dias, Adriano participou de um momento simbólico do esforço coletivo entre o Icict e a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP): a inauguração do posto provisório da Biblioteca de Saúde Pública. Além de contar com espaço para o acervo - referência para todos os cursos da área de saúde pública do país - a nova sala conta com estações de estudo individuais e em grupo, além de atuar como um local de acolhimento para os pesquisadores. A Biblioteca está funcionando no prédio da Coordenação-Geral de Planejamento Estratégico (Cogeplan), no Pavilhão Carlos Matus, perto da Abrasco. conta com oito estações de estudo individuais e postos de trabalho para a equipe.
Igor Sacramento
A posse da nova direção do Icict foi um importante momento de homenagens ao pesquisador e professor Igor Sacramento, que faleceu no dia 21 de abril, vítima de meningite bacteriana. A notícia da morte de Igor foi um baque para todos e todas do Instituto – Igor era pesquisador do Laboratório de Comunicação e Saúde (Laces/Icict) e professor de dois Programas de Pós-Graduação: Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro e em Informação e Comunicação em Saúde do Icict.
Ao longo do ano, foram inúmeras as homenagens em eventos dentro e fora do Icict, comprovando seu lugar como pesquisador e professor inovador, com uma trajetória científica singular.
Dentre as funções que exercia, Igor também foi editor científico da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação Inovação em Saúde (RECIIS) e vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em História da Mídia (Alcar). Como forma de manter seu legado vivo e acessível, a RECIIS lançou a coleção Igor Sacramento, que reúne os textos de autoria ou parceria com o pesquisador. O material está disponível, em acesso aberto, no site do periódico.
II Encontro de Educação
A segunda edição do Encontro de Educação do Icict aconteceu em fevereiro, no campus Maré, fortalecendo o Instituto como espaço de formação profissional e acadêmica.
Com o tema 'Diversidade', a atividade recebeu o professor Rodrigo Ednilson de Jesus (UFMG), como convidado da palestra de abertura. Doutor em Educação e especialista em ações afirmativas e inclusão social, Rodrigo é autor do livro 'Quem quer (pode) ser negro no Brasil?' (Editora Autêntica). Por meio de debates, oficinas e minicursos, o encontro garantiu, mais uma vez, um espaço de reflexões sobre os desafios e oportunidades da valorização da diversidade. Foram abordados temas como: comunicação acessível, letramento racial, práticas anticapacitistas e jogos em saúde.
Grandes temas: desinformação, emergência climática e acesso aberto
Dois mil e vinte e cinco foi um ano de destaque para alguns dos temas de relevância para o Icict, como o combate à desinformação; a emergência climática e suas consequências para a saúde; e as discussões envolvendo acesso aberto. Eles apareceram em importantes espaços de debates dentro e fora do Instituto ao longo dos meses.
Em abril, o secretário de Políticas Digitais (Secom/Presidência), João Brant, reuniu a comunidade interna para ouvir sobre os desafios no combate à desinformação e ao poder das big techs na aula inaugural do Icict. Ele abordou questões como segurança de dados e a importância da elaboração de políticas públicas para o ambiente digital.
As múltiplas perspectivas que envolvem o tema da desinformação foram amplamente debatidas na primeira edição do seminário 'Educação, Informação, Comunicação e Saúde: Proteções Contra a Desinformação', realizado em julho, em Salvador. Na ocasião, foi lançado o Prêmio Igor Sacramento, uma das muitas homenagens à memória do pesquisador e professor. Com intensa participação de seus pesquisadores e reforçando a forte relação com o tema, o Icict foi convidado a receber a segunda edição do seminário, em 2027.
Você sabia? O Icict vai realizar a próxima edição de seminário sobre educação, informação, comunicação e saúde.
Com a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) em Belém, os olhos do mundo se voltaram para a Amazônia. Os debates em torno da crise climática e suas consequências para a saúde ganharam força, tendo o Observatório de Clima e Saúde do Icict participado de inúmeras discussões.
O Icict, por meio do Observatório, participou de importantes debates antes, durante e depois da COP30. Dentro da programação do encontro, o Observatório organizou a mesa 'Towards an integrated regional health-climate monitoring system in Latin America', em que propôs a criação de um sistema integrado de monitoramento de saúde e clima para a América Latina. Durante a atividade também houve a apresentação do trabalho que a iniciativa tem desenvolvido ao longo de seus 16 anos de atuação, com destaque para três novas ferramentas lançadas em 2025:
- MonitorAr Saúde;
- FluxSUS;
- Fioares, um sistema que faz parte do projeto Harmonize, criado em conjunto com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, que gerou a elaboração colaborativa do chamado Índice de Quentura.
Já no que diz respeito aos debates envolvendo a democratização do acesso ao conhecimento, a Fiocruz anunciou uma importante medida: a primeira atualização da sua Política de Acesso Aberto, que completou 10 anos em 2024. A nova versão do documento – que tem o objetivo de garantir à sociedade acesso gratuito, público e aberto à produção intelectual da Fundação – foi publicada em fevereiro após ser debatida por um Grupo de Trabalho (GT), criado especialmente para este fim e que contou com a participação do Icict.
O Arca – uma das principais ferramentas da Política de Acesso Aberto da Fiocruz – também passou por relevantes mudanças em 2025. O repositório institucional da Fiocruz está com a interface mais moderna e com a navegação mais ágil e intuitiva, facilitando a busca. O acesso à plataforma também ficou mais seguro, feito exclusivamente via Login Único. Criado em 2007 e tornado repositório oficial da Fundação em 2011, o Arca possui aproximadamente 70 mil documentos depositados. Só em 2025, a plataforma teve 318 mil acessos.
Porto e Portinho Livre
Com o tema 'O que é saúde coletiva para você?', o Concurso Portinho Livre de Literatura Infantojuvenil chegou à terceira edição em 2025. Este ano, o concurso recebeu 164 textos, de alunos entre 13 e 16 anos. O tema foi escolhido como homenagem aos 125 anos da Fiocruz, celebrados em maio. Além disso, foi uma forma de estimular o debate, nas salas de aula, sobre como o direito à saúde está relacionado à cidadania, à democracia, ao enfrentamento das desigualdades e aos outros direitos sociais, muito além da simples ausência de doenças. A vencedora foi Larissa Sofia Silva dos Santos, de 13 anos, estudante de Alto Alegre do Pindaré, município do Maranhão.
Outro destaque da Portinho Livre em 2025 foi o lançamento de Curumim Wiz e a mãe natureza - uma aventura pela saúde indígena, que narra a história de Wiz, curumim de uma aldeia indígena do estado de Roraima. Ele está prestes a viver uma aventura e tanto: vai representar seu povo, o Wapichana, num grande encontro de crianças de todo o Brasil. Durante o encontro, Wiz vai ter a oportunidade de conversar com meninos e meninas de diversas regiões do país e descobrir como o jeito de buscar saúde pode ser diferente para cada cultura. O livro foi escrito por Cristino Wapichana, um dos mais premiados autores brasileiros em atuação hoje, vencedor do Prêmio Jabuti - 2017 e 2024 - e do Prêmio FNLIJ 2017. As ilustrações são de Kássia Borges, artista visual indígena.
Visando ampliar e dar maior visibilidade a acervos de saúde coletiva na Porto Livre, em novembro, o Icict e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) lançaram uma parceria. O objetivo é disponibilizar na plataforma obras de referência nesse campo produzidas por profissionais, estudantes e instituições que compõem o universo da Abrasco. Um importante passo para a popularização do conhecimento e para o fortalecimento do acesso aberto.
Grandes eventos e prêmios
Depois de um período em que as atividades on-line foram priorizadas, nos últimos anos, os grandes eventos presenciais voltaram a tomar conta do calendário dos pesquisadores do Icict. Em 2025, o Instituto marcou presença no 14º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão), no 48º Intercom, no III Encontro da Rede Brasileira de Repositórios Digitais, além do Seminário 'Educação, Informação, Comunicação e Saúde: Proteções Contra a Desinformação' e da COP30, já mencionados. Além das participações em eventos externos, a Biblioteca de Manguinhos abriu as portas para importantes agendas institucionais.
Em julho, o Icict organizou o III Encontro da Rede Brasileira de Repositórios Digitais junto com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e as coordenações das Redes Regionais dos Repositórios.
Assista aqui aos dois dias de debates sobre repositórios digitais, avaliação e certificação, sustentabilidade, curadoria, preservação digital e inteligência artificial com a presença de especialistas de todo o Brasil.
O 14º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão) foi realizado entre os dias 28 de novembro e 3 de dezembro, em Brasília, promovendo diálogos sobre crise climática e transformação digital da saúde, destacando o papel político, social e cultural dos processos da saúde e do SUS. Dezenas de pesquisas gestadas no Instituto foram apresentadas em diferentes formatos, contribuindo com o fortalecimento da saúde pública.
Durante a programação, foi lançado o Repositório de Saúde dos Povos Indígenas, um acervo on-line com mais de 8 mil itens bibliográficos e multimídia com temas de saúde, em atividade que contou com a participação de sanitaristas indígenas. A iniciativa é uma parceria do Icict com Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde (Sesai/MS) e Abrasco.
Outro destaque do Congresso foi a premiação da pesquisadora do Icict, Daniela Muzi, pelo trabalho 'Documentário como prática educomunicativa: visibilizando a equidade de gênero na ciência e seus impactos na saúde'. A apresentação, em parceria com Beatris Duqueviz (Vpeic/Fiocruz), integrou a modalidade Comunicação Oral, na sessão sobre Comunicação Científica, letramento e literacia'. Daniela e Beatris dirigiram o documentário “Ciência delas” (2025), sobre o Programa Mulheres e Meninas na Ciência da Fiocruz.
Clique aqui para saber mais sobre a participação do Icict no Abrascão 2025, encontro que debateu comunicação e informação diante da saúde coletiva do século XXI
Outubro foi um mês de muitos eventos internos. O Icict mostrou seu protagonismo dentro do campus de Manguinhos ao receber, mais uma vez, a vacinação do Fiocruz pra Você, que em 2025 fez parte das celebrações pelos 125 anos da Fundação.
A Biblioteca de Manguinhos sediou parte da programação da 22ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que teve o tema 'Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território'. A programação contou com jogos em saúde, exposição e a realização da Semana Internacional de Acesso Aberto, com o tema 'Quem é o dono do nosso conhecimento?'. Dentro da Semana aconteceu o 19º Encontro da Rede de Bibliotecas, que refletiu sobre o papel das bibliotecas como facilitadoras do conhecimento aberto.
O Icict também se destacou em premiações importantes em 2025. Dois pesquisadores do Instituto integraram o ranking de cientistas mais influentes do mundo publicado pelo portal Research.com: Célia Landmann Szwarcwald conquistou o 6º lugar, em Ciências Humanas e Sociais. Já Christovam Barcellos teve o 22º lugar no ranking nacional na mesma categoria.
Durante a tradicional Semana da Educação Fiocruz, a pesquisadora e professora do PPGICS, Inesita Araújo, foi homenageada com a Medalha Virgínia Schall de Mérito Educacional, reconhecendo sua trajetória acadêmica no campo da saúde. Assista à premiação:
X Congresso Interno da Fiocruz
O ano de 2025 chegou ao fim com a realização das plenárias do X Congresso Interno da Fiocruz, a instância máxima de participação democrática da instituição. Nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, a Fiocruz reuniu mais de 350 delegados e delegadas eleitos pela comunidade institucional após um processo preparatório que durou meses e envolveu todas as unidades. A décima edição reafirmou o modelo de governança da Fiocruz e seu papel central no planejamento estratégico, com debates em torno da temática 'Fiocruz, Instituição Pública Estratégica de Estado para a Saúde'. O evento encerrou a agenda de celebrações dos 125 anos da instituição.
Saiba como foi a participação do Icict no Congresso Interno.