Laboratório de Comunicação e Saúde - LACES

O Laboratório de Comunicação e Saúde do Icict (Laces) atua na interface entre estes dois campos do conhecimento, por meio de duas linhas de pesquisa: “Comunicação e Saúde: Políticas Públicas e Participação Social” e “Análise das Relações entre Mídia e Saúde”.  A primeira investiga políticas, práticas, estratégias, teorias e modelos de comunicação no campo da saúde e propõe a análise crítica e o desenvolvimento de metodologias de planejamento, gestão e avaliação de políticas, programas e estratégias públicas de comunicação. Também são contempladas as relações entre comunicação e controle social; iniciativas para a análise e o monitoramento de políticas de comunicação em suas interações com a saúde; estudos sobre redes sociais na saúde; e a análise crítica do ensino da comunicação nas profissões da área da saúde.

A segunda linha de pesquisa analisa as relações entre mídia e saúde, partindo da noção do direito à comunicação como inerente ao direito à saúde. As pesquisas abordam a produção social dos sentidos pela mídia e o uso das tecnologias de comunicação na ampliação ou restrição desse direito.   Os pesquisadores também se dedicam a estudar os processos de mediação na produção de sentido pelas novas mídias e espaços de sociabilidade e os reflexos e as interfaces da economia política da comunicação frente às políticas e práticas de comunicação e saúde.

Interface com o Ensino

O Laces é responsável pelo curso de especialização em Comunicação em Saúde do Icict, que busca formar profissionais para atuar no âmbito da Comunicação e Saúde nas instituições, movimentos sociais e nos meios de comunicação, na perspectiva de fortalecer e aprimorar o Sistema Único de Saúde (SUS). Seus pesquisadores também compõe o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) e desenvolvem iniciativas como o curso de atualização “Saúde e Jornalismo: modos de produzir e analisar”, ofertado periodicamente. Acesse a área de Ensino para saber mais sobre as oportunidades de formação e qualificação oferecidas pelo Icict.

Equipe

Pesquisadores

  • Adriana Cavalcanti de Aguiar (Coordenadora Substituta)
  • Igor Pinto Sacramento
  • Inesita Soares de Araujo
  • Izamara Bastos Machado
  • Janine Miranda Cardoso
  • Katia Lerner
  • Márcia Rodrigues Lisboa
  • Rodrigo Murtinho
  • Wilson Couto Borges (Coordenador)
     

Secretária

Estagiários

  • Ananda dos Santos Cantarino
  • Cecília Carine de Oliveira Martins
  • João Verani Protaso
     

Onde estamos

Campus Expansão da Fiocruz
Avenida Brasil, 4036 – salas 512 e 504
Manguinhos – Rio de Janeiro/ RJ
Tel.: +55 (21) 3882-9183 / 9057

Projetos prioritários

Observatório Saúde na Mídia

Criado em 2008, seu objetivo principal é realizar análises sobre os modos pelos quais os meios de comunicação de massa produzem sentidos sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e os temas específicos da saúde, bem como contribuir para a luta pela democratização da comunicação na sociedade em geral e, na saúde, em particular.CC

Laboratórios

Laboratório de Informação em Saúde - LIS

Atua na geração e divulgação de informações para a formulação de políticas públicas e monitoramento do sistema de saúde, da situação de saúde da população brasileira e seus determinantes sociais e ambientais.

Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde - LICTS

Atua na interface entre a área de Ciência da Informação e o campo da Informação e Comunicação em Saúde.

Assuntos relacionados

Projetos de Pesquisa

Saiba mais sobre os projetos de pesquisa desenvolvidos no Icict

Linhas de pesquisa

Conheça as linhas de pesquisa dos laboratórios do Icict

Pesquisadores do Instituto

Perfil dos pesquisadores do Icict

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS