Nam sed enim et mauris porttitor mattis tempor vel dolor. Aliquam mattis pellentesque lacus, in imperdiet tortor cursus sed. Proin sit amet luctus ex, in facilisis urna.
- 2021
-
No ano do 35º aniversário do Icict, o Centro de Estudos criou a sessão 'Memórias', em que as carreiras de trabalhadores do Icict são relembradas em seus legados para ensino, pesquisa e serviços.
A partir de 2021, estream na coordenação do Centro de Estudos os pesquisadores Raquel De Boni, do Laboratório de Informação em Saúde (LIS), e Márcio Sacramento, do Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde (LICTS). Além dos seminários online, a proposta de trabalho tem sido ampliar a integração com o Programa de Pós-Graduação do Icict e a adoção de novos formatos de eventos técnico-científicos em informação e comunicação em saúde.
- 2020
-
Devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o Centro de Estudos adota o formato webinar, com seminários online transmitidos pela VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz.
- 2018
-
De 2018 a 2020, o Centro de Estudos do Icict foi coordenado pelo pesquisador Ricardo Dantas (LIS/Icict). O Comitê Assessor teve participação dos seguintes membros: André Bezerra e Renata Rezende (Ascom); Ricardo Antunes Dantas de Oliveira e Renata Gracie (Lis); Carlos Eduardo Estellita-Lins (LICTS); Claudia Lima Oliveira e João Guilherme Nogueira Machado (VideoSaúde - Distribuidora da Fiocruz); Lucas Carraro e Paulo Abílio Lisboa (CTIC); Adriana Aguiar e Marcia Lisboa (Laces); Rosilene Santos de Oliveira (Comissão de Ensino); Euclydes Arreguy (Rede de Bancos de Leite Humano); Raquel Portugal e Venício Ribeiro (Multimeios); Claudia Franco de Araújo (Biblioteca de Manguinhos); Sergio Síndico (Biblioteca de Saúde Pública); Anne Santos (Biblioteca IFF).
- 2017
-
O Conselho Deliberativo do Icict, reunido em sessão extraordinária na manhã do dia 12 de maio de 2017, analisou e homologou o resultado das Eleições para Diretor do Icict - quadriênio 2017-2021. O candidato único Rodrigo Murtinho, vice-diretor de Informação e Comunicação do Icict, venceu o pleito, com 82% dos votos válidos. A votação foi realizada nos dias 10 e 11 de maio e contou com um total de 158 votos, o equivalente a 90,8% do colégio eleitoral da unidade, de 174 eleitores.
A saúde de animais e seres humanos foi o principal assunto do seminário ‘Zoonoses e animais negligenciados’, promovido pelo Icict/Fiocruz em 23 de março de 2017, na Biblioteca de Manguinhos. A atividade reuniu um dos maiores públicos do Centro de Estudos, com pesquisadores, médicos veterinários, profissionais de saúde pública e militantes de movimentos de proteção e bem estar animal em torno de ações de prevenção, informação e mobilização.
Jovens das equipes vencedoras do Hackathon em Saúde participaram da 10ª Campus Party Brasil, em São Paulo, como parte da premiação. Durante o evento, assistiram palestras sobre ciência, empreendedorismo e tecnologia, além de oficinas de inovação. Alguns decidiram se desafiar novamente em outros hackathons realizados no festival.
- 2016
-
O seminário “Prevenção de intoxicações em foco: panorama das intoxicações infantis e ações educativas”, realizado em 12 de dezembro de 2016, reuniu especialistas para falarem sobre os casos de intoxicações em crianças e como trabalhar a prevenção, evitando que acidentes e até óbitos ocorram nesta faixa etária.Com a mediação da pesquisadora Rosany Bochner, coordenadora do Sinitox – Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas, o seminário teve a participação de Ana Claudia Lopes de Moraes, do Centro de Controle de Intoxicações/Niterói (CCIn), que falou sobre “Intoxicações em Crianças: um Panorama do Cenário Atual”.
Pesquisadores de diversas áreas de saúde coletiva se reuniram no Icict/Fiocruz para o lançamento de análises inéditas sobre desigualdades em saúde no Brasil a partir dos resultados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS 2013). Foram 14 artigos reunidos no suplemento A Panorama of Health Inequalities in Brazil, do periódico International Journal for Equity in Health.Os resultados foram apresentados no seminário do Centro de Estudos do Icict, em 7 de dezembro de 2016, no Salão de Leitura da Biblioteca de Manguinhos, com a presença de alguns dos autores e uma participação à distância, além dos editores do suplemento Célia Landmann Szwarcwald, do Icict, e James Macinko, da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA).
O primeiro Hackathon em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) começou na manhã do sábado (26/11) e só terminou no fim da tarde de domingo (27). Promovido pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), o evento técnico-científico consistiu na reunião de equipes de programadores que competiram para o desenvolvimento de soluções tecnológicas baseadas em temas propostos pela organização.
Preservação audiovisual e seus desafios contemporâneos foram temas do II Seminário do Patrimônio Audiovisual em Saúde na Fiocruz, promovido pelo Centro de Estudos do Icict, com apoio da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz e da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), no dia 09/11/2016, no Auditório do Museu da Vida. Participaram dos debates Mauro Domingues, coordenador geral de Processamento e Preservação do Acervo do Arquivo Nacional, e Marcos José Araújo Pinheiro, vice-diretor de Informação e Patrimônio Cultural da COC. O evento integrou a programação da VI Semana Fluminense do Patrimônio (SFP).
O evento promoveu, em 25/10/2017, uma reflexão sobre os desafios encontrados nos últimos dez anos, desde a reformulação do principal marco na saúde do idoso e apresentou ações da Fiocruz, como o Sistema de Indicadores de Saúde e Acompanhamento de Políticas do Idoso – Sisap-Idoso.
O evento marcou o lançamento da Plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde, serviço online disponível a pesquisadores, gestores governamentais, estudantes e professores para análise e visualização de grandes volumes de dados, utilizando ferramentas e estratégias relacionadas à abordagem big data. O seminário também discutiu ciência de dados em saúde, visando trocar experiências e formar um ambiente de aprendizagem colaborativa sobre o assunto.
Empatia para se colocar no lugar do outro e compromisso de defender o acesso pleno de todo cidadão a seus direitos. Essas foram as questões básicas que nortearam o debate realizado pelo Centro de Estudos em 27/09/2016. O encontro abordou a importância da acessibilidade nas práticas desses campos, da produção de livros e websites à disseminação da informação científica. Realizado na Sala Multimidia do Icict, o evento contou com intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e recebeu diversos trabalhadores surdos da Fiocruz, entre outras pessoas com variados tipos de deficiência.
O evento marcou o lançamento da série em DVD sobre Determinação Social da Saúde, realizado pela VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz/Icict em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS), com a cooperação do Departamento de Endemias/Ensp e do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz). O projeto teve como objetivo promover ações de comunicação em saúde para a promoção, prevenção e controle de doenças transmissíveis e não transmissíveis no âmbito de atuação da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.
Como as redes de informação, games e dispositivos móveis podem contribuir para a inovação no campo da saúde? Com essa pergunta em mente, o Icict/Fiocruz realizará em 2016, pela primeira vez, o Hackathon em Saúde, um evento que reúne programadores, designers e outros profissionais em um esforço concentrado para o desenvolvimento de aplicativos e inovações tecnológicas para o SUS.
O seminário do Centro de Estudos do Icict realizado em 07/06/2016, que teve como objetivo o lançamento do site do Observatório Saúde na Mídia (saudenamidia.fiocruz.br), projeto do Laboratório de Comunicação e Saúde do Icict (Laces/Icict), ofereceu uma oportunidade preciosa de diálogo entre mídia e academia. O evento reuniu no auditório do Icict a jornalista Ana Lúcia Azevedo, ex-editora de ciência e saúde do jornal O Globo, o jornalista Vitor Orlando Gagliardo, da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), e a doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo Cláudia Malinverni.
Reafirmando os jogos como um campo de investigação para a promoção da saúde, o Centro de Estudos do Icict realizou, em 20/05/2016, o seminário "Saúde em Jogo: O papel dos jogos na saúde", proposto pelo Polo de Jogos e Saúde (Multimeios/Icict). A sessão atraiu um público diversificado, que, além de profissionais de saúde, trouxe programadores, desenvolvedores e pesquisadores de áreas de tecnologia e design.
No dia 7 de abril de 2016, aniversário de 30 anos do Icict, foi realizado o Pré-Hackathon em Saúde, como atividade preparatória para a grande maratona de desenvolvimento de apps da Fiocruz. O encontro mobilizou e reuniu programadores, designers e outros profissionais para trocarem ideias em torno das possibilidades de desenvolvimento de aplicativos e inovações tecnológicas para o SUS.
Com o evento “Fome, Epidemia e Mobilização Social”, o Icict celebrou a abertura das comemorações pelos 30 anos do instituto. A programação incluiu a exibição do filme Betinho - A Esperança Equilibrista, dirigido por Victor Lopes, seguida de debate com Daniel Souza, filho do personagem-título, e a inauguração da exposição Betinho - Defensor de Minorias, baseada em parte do acervo da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (ABIA), doado ao Icict.
O seminário ‘A Norma Brasileira para Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância (NBCAL): Evolução e comunicação em saúde’ propõe um encontro para troca de experiências entre profissionais que acompanham o assunto desde a criação da Norma e demais atores do campo da saúde pública voltados para a saúde da criança e a defesa do aleitamento materno. O encontro ocorreu no Salão de Leitura, em 17 de março de 2016.
O Centro de Estudos promoveu o seminário “Icict e OTSS: Integrando esforços por territórios saudáveis e sustentáveis”, em 23 de fevereiro de 2016, abordando o projeto Observatório dos Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS). O encontro reuniu profissionais do Icict e outras unidades da Fiocruz em torno da iniciativa, que atua na interseção entre pesquisa e ação sobre sustentabilidade e saúde na região litorânea entre o sul do estado fluminense e a divisa com São Paulo.
- 2015
-
O Seminário “Deficiência, funcionalidade e acessibilidade: implicações para os direitos à comunicação, informação e saúde” mobilizou a comunidade da Fiocruz em torno de práticas comunicacionais e informacionais acessíveis, além de discutir a formulação de políticas públicas inclusivas, que levem em conta a diversidade de demandas da população de pessoas com deficiência ou necessidades especiais. Para isso, o encontro foi dividido em duas sessões, uma com um panorama dos direitos das pessoas com deficiência, legislação e desafios no contexto da assistência em saúde e outra sobre medidas de acessibilidade comunicacional, enfatizando recursos para pessoas com deficiências auditivas e visuais.
O I Seminário Patrimônio Audiovisual em Saúde na Fiocruz, realizado em 13 de novembro de 2015 pela VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz e pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) integrou as comemorações em rede pelo Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual – 27 de outubro. O debate abordou a salvaguarda de audiovisuais em saúde: um desafio para a preservação e para a pesquisa em saúde. Participaram os pesquisadores Dilene Raimundo do Nascimento (COC/Fiocruz), Silvia Santos (Fiocruz Pernambuco) e Eduardo Thielen (VideoSaúde), sob a mediação do conservador-chefe da Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM), Hernani Heffner.
Em 25 e 26 de agosto de 2015, os seminários internacionais do Centro de Estudos discutiram o índice Carga Global de Doença (Global Burden Disease - GBD) e Computação Científica em Saúde. Foram quatro sessões: Estudo sobre Carga Global de Doença e experiências nacionais; Método de Correção das causas de morte: a experiência do GBD; Computação Científica do Estudo GBD 2013 e Plataformas de Computação Científica e Big Data em Saúde.
O Centro de Estudos do Icict promoveu um seminário científico sobre a Pesquisa Nacional de Saúde, que foi elaborada pelo Laboratório de Informação em Saúde e contou com a coordenação da pesquisadora Celia Landmann Szwarcwald. O encontro trouxe uma apresentação dos métodos de coleta e análise de dados e também apontou algumas possibilidades de usos das informações, bem como sua importância para a gestão pública em saúde
A VideoSaúde - Distribuidora da Fiocruz, completou 27 anos de serviços prestados para a difusão audiovisual em saúde com o seminário “Audiovisual: Políticas públicas, saúde e cultura”.
Participaram a Coordenadora-Geral do Centro Técnico do Audiovisual, Liana Bathomarco Correa, Joana D´Arc, médica sanitarista da Secretaria Municipal de Saúde-RJ, que realizou uma parceria exitosa com a VideoSaúde, produzindo o vídeo 'A vida não para: reconhecendo e curando a Hanseníase'; Ariane Mondo, jornalista e documentarista, profissional da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Produziu e dirigiu a série 'Profissão Cientista' e contará um pouco de sua trajetória; e Sergio Brito, cineasta e documentarista que atuou por muitos anos na VideoSaúde Distribuidora.
- 2014
-
Organizado pelo Centro de Estudos do Icict e pelo Núcleo de Estudos do Audiovisual em Saúde da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz, o seminário promoveu o lançamento da série em DVD "Nascer no Brasil", da diretora Bia Fioretti. A sessão contou com a coordenadora da pesquisa, Maria do Carmo Leal (Ensp/Fiocruz), e a publicitária e documentarista Bia Fioretti, diretora e produtora da série em DVD homônima. A projeção e debate deu voz a inúmeras mulheres da plateia, dando início a uma rica e emocionante troca de experiências.
Durante dois dias, o seminário do Centro de Estudos do Icict sobre os “Desafios para a comunicação na Saúde” discutiu temas como a comunicação pública, em 1º/10/2014, com Carolina Ribeiro, chefe de gabinete da Diretoria de Produção da TV Brasil/EBC. Outro destaque foi a palestra “Novas tecnologias e articulação em rede”, com o coordenador da Comunidade de Práticas do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Thiago Petra.
Seminário completo disponível em vídeo, no canal da VideoSaúde Distribuidora.
O seminário “Acesso à informação científica em saúde”, realizado em 30/9/2014, recebeu as palestrantes Cristina Guimarães, do Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde (LICTS/Icict), Jhessica Reia, pesquisadora do Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getulio Vargas (CTS/FGT) e Claudia Medina Coeli, pesquisadora do Instituto de Estudos de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IESC/UFRJ). Ao lado do seminário "Os desafios da comunicação na saúde", as atividades foram preparatórias para a oficina de planejamento estratégico do instituto.
A partir de setembro de 2014, o Centro de Estudos do Icict passou por mudanças estruturais, sob a coordenação de Marcel Pedroso (Laboratório de Informação em Saúde - Lis/Icict), com a participação de um comitê assessor. Foram idealizados três tipos de eventos, buscando integrar pesquisa, ensino e serviços.
No dia 28/5, o Icict, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE) e o Ministério da Saúde (MS) lançaram na Fiocruz o portal Saúde Amanhã, um instrumento de apoio à gestão estratégica do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir do acompanhamento das transformações do setor.
Para celebrar o lançamento do site PenseSUS - A reflexão fortalece essa conquista, em 15/5, foi realizada roda de conversa na Biblioteca de Manguinhos sobre o tema Internet e direito à saúde: experiências e perspectivas para o SUS
É realizado no dia 18/3, como evento de abertura do ano letivo do Icict - que aderiu à abertura do ano letivo da Fiocruz - o painel “Os Anos de Chumbo na Fiocruz e a Comissão da Verdade da Reforma Sanitária”. O painel foi coordenado pelo diretor do Icict, Umberto Trigueiros, membro da Comissão da Verdade da Reforma Sanitária (CVRS),
É lançada, em setembro de 2014, em meio digital e publicada no site do Icict, a Pesquisa Nacional Sobre o Uso do Crack. A pesquisa foi coordenada por Francisco Inácio Bastos e Neilane Bertoni, do Lis/Icict, e é a maior pesquisa mundial sobre o tema.
- 2013
-
Com a presença de Renato Dagnino, pesquisador e professor da Unicamp e uma das maiores autoridades em políticas para Ciência e Tecnologia, o Centro de Estudos do Icict – CEIcict realizou em 26/08/2013, no Salão de Leitura, o seminário “A transformação de conhecimento em riqueza ou em inclusão? Os 13 anos da política de C&T do Governo Federal”.
À frente de uma das mais relevantes pesquisas já realizadas sobre o consumo de drogas no Brasil, o Icict promoveu a palestra "A informação, a comunicação e a agenda da saúde: o caso do crack" como aula inaugural do PPGICS, em abril de 2013.
- 2012
-
Realizado em 26/11/2012, no Museu da Vida, o seminário “Linha de Pesquisa: discussão conceitual e prática institucional” abordou como as linhas de pesquisa podem ser aplicadas no dia-a-dia de instituições. A abertura foi feita pelo coordenador do Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Insumos para Saúde (PDTIS), Wim Degrave, que representa a vice-presidente de Pesquisa e Laboratórios de Referência da Fiocruz, Claude Pirmez, o diretor do Icict, Umberto Trigueiros, o vice-diretor de Pesquisa, Ensino e Desenvolvimento Tecnológico, Christovam Barcellos, e o coordenador do CEIcict, Antonio Marinho.
O Icict aceitou o desafio de organizar o XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XIII Enancib), o mais importante evento da área de Ciência da Informação no Brasil. O evento bateu o recorde de inscrições de trabalho e confirmou a expertise do Icict na promoção de eventos científicos. Neste ano, a unidade passou a coordenar o grupo temático Informação em Saúde do evento.
Realizada em 31/05/2012, o seminário “Icict na Rio +20: acesso livre aos dados ambientais”, no salão de Leitura Henrique Lenzi, da Biblioteca de Ciências Biomédicas, reuniu os palestrantes Carlos Tautz, jornalista e coordenador do Instituto Mais Democracia, Flávio Ahmed, presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB/RJ e representante da Cúpula dos Povos, e Rosany Bochner , pesquisadora do Icict e coordenadora do Sistema Nacional de Informações Tóxicofarmacológicas (Sinitox) debateram com os presentes.
Lançamento da nova versão do Portal Fiocruz, desenvolvido em plataforma gratuita de publicação, totalmente acessível a pessoas com deficiência, pelas equipes de comunicação e desenvolvimento do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação em Saúde (CTIC), da presidência e de unidades da Fundação.
O uso de indicadores para medir o acesso e a qualidade dos serviços de saúde e o impacto causado pela divulgação do Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde na mídia foram os temas do seminário que abriu o Centro de Estudos do Icict e comemorou os 26 anos do instituto, na tarde de quinta-feira (28/3). Intitulado “Uso de dados e indicadores para avaliação do SUS”, o seminário reuniu o coordenador do Departamento de Monitoramento e Avaliação do Sistema Único de Saúde do Ministério da Saúde (Demas/MS), Afonso Teixeira dos Reis, a vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Lígia Bahia, a editora da revista Radis, Eliane Bardanachvili, além dos pesquisadores do Laboratório de Informação em Saúde do Icict Cláudia Travassos e Francisco Viacava.
Em dezembro de 2012, o Programa Radis – pioneiro na abordagem do conceito ampliado de saúde defendido pela Reforma Sanitária Brasileira – recebeu homenagem do Icict pelos seus 30 anos de existência. Em um evento realizado no Salão de Leitura Henrique Leonel Lenzi da Biblioteca de Ciências Biomédicas, debates e palestras reforçaram a importância do programa para a saúde pública brasileira.
Foram lançadas as páginas do Icict no Facebook e no Twitter. A ação é um dos resultados do projeto “O uso de redes sociais on-line no site do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde”, desenvolvido no âmbito do PIPDT sob coordenação da Assessoria de Comunicação da unidade.
O Icict participou em Paudalho, interior de Pernambuco, da primeira 'Expedição Fiocruz-Brasil sem Miséria', realizada em janeiro de 2012 com o tema “Ciência, Educação e Cultura para saúde e superação da pobreza”.
- 2011
-
O Salão de Leitura da Biblioteca de Ciências Biomédicas da Fiocruz ganhou o nome de Henrique Leonel Lenzi em dezembro de 2011. A homenagem ao primeiro diretor do Icict e pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) fez parte de uma série de ações, realizadas em parceria com o IOC, que reconheceram a contribuição do pesquisador para a ciência e a saúde pública brasileiras. Lenzi assumiu a direção da então Superintendência de Informação Científica (SIC), hoje Icict, em 1986.
A primeira edição do seminário "O uso das redes sociais na comunicação institucional" promove um debate pioneiro na Fiocruz sobre o tema, com a participação de representantes do Ministério da Saúde, do jornal O Globo e de empresas privadas de comunicação.
Lançamento do documentário "Cinematógrafo Brasileiro em Dresden", durante a abertura da exposição “Dresden, 1911:100 anos da Exposição Internacional da Higiene”, realizada na Biblioteca de Ciências Biomédicas como parte das comemorações pelos 25 anos do Icict.
Foi lançado na quinta-feira (7/4), dia do aniversário do Icict, o Arca, Repositório Institucional da Fiocruz. Plataforma tecnológica que conjuga base de dados web e serviços de informação, o Arca tem como meta acolher e disponibilizar a produção intelectual da Fiocruz de forma mais ampla, em consonância com o movimento de livre acesso à informação cientifica.
O Icict completou 25 anos de atuação no campo da Informação e Comunicação em Saúde. Uma série de eventos comemorativos reuniu pesquisadores, professores, estudantes e colaboradores na sede da instituição, em Manguinhos, durante todo o ano.
- 2010
-
Durante o IV Congresso Interno da Fiocruz, os delegados votaram as propostas de contribuição para o Código de Ciência, Tecnologia e Inovação, a partir de documentos elaborados pela Câmara Técnica Assessora. A minuta do projeto de lei para criação da empresa pública Bio-Manguinhos também esteve em pauta.
Lançamento da revista Inova Icict, que por meio de reportagens jornalísticas busca dar visibilidade às ações e projetos da unidade.
A unidade se fortalece e ganha expressão com a criação e a gestão de sistemas de informação, plataformas tecnológicas e aplicativos eletrônicos para toda a Fiocruz, o Ministério da Saúde e instituições parceiras.
- 2009
-
A equipe do Portal Fiocruz, composta por profissionais do Icict, lança a Intranet Fiocruz.
A aula inaugural do PPGICS promove a exibição do documentário “Garapa”, seguido de debate com o cineasta José Padilha.
Umberto Trigueiros Lima é eleito diretor do Icict.
- 2008
-
A unidade organiza o 8° Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde (Crics), importante fórum de debates sobre o uso e aplicações de tecnologia da informação em Ciências da Saúde, com forte componente educacional.
A secretaria executiva da Rede Ibero-Americana de Bancos de Leite Humano é instalada no Icict.
O Laboratório de Informação em Saúde do Icict (LIS) torna-se Centro de Referência do Ministério da Saúde.
É lançado o Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGCIS), composto por cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado.
- 2007
-
Lançada a primeira revista eletrônica bilíngue e em acesso livre na área de Comunicação e Informação Científica em Saúde, a Reciis – Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde.
Criação da Biblioteca Virtual em Saúde da Fiocruz, em parceria com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme/Opas).
- 2006
-
Foi criado o Selo Fiocruz Vídeo, em três modalidades: vídeos já produzidos (direitos adquiridos, vídeos da própria Fiocruz (direitos patrimoniais integrais ou majoritários) e vídeos para produção selecionados em Edital Público (Carteira de Produção), que prevê a aquisição de direitos exclusivos sobre a obra. A Portaria da Presidência da Fiocruz que institui o Selo estabelece na coordenação executiva, produção e difusão de vídeos sobre saúde e temas afins a VideoSaúde Distribuidora, e a Editora Fiocruz na distribuição e comercialização dos vídeos produzidos.
Após a aprovação do Conselho Deliberativo da Fiocruz, o então Centro de Informação Científica e Tecnológica (Cict) é transformado unidade técnico-científica da Fiocruz e passa a se chamar Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde.
- 2005
-
É lançado o Portal Fiocruz, um dos projetos estratégicos da Fundação.
O Cict, junto à Coordenadoria de Comunicação Social da Fiocruz, lança a Biblioteca Virtual Biográfica Sergio Arouca, em homenagem a um dos sanitaristas de maior relevância no país.
- 2004
-
Em setembro de 2004, o CICT promoveu a aula inaugural do Curso de Especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICTS) no Rio de Janeiro e em Porto Alegre.
- 2003
-
A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp) e o Cict lançam o mestrado profissional em Gestão da Informação em Saúde.
É lançado o Programa de Indução Interna para a Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (PIPDT), para financiar projetos de pesquisadores e profissionais da instituição.
- 2002
-
O Cict se mobiliza junto a outras unidades da Fundação para criar a Rede de Bibliotecas da Fiocruz, atualmente sob sua coordenação. A Rede reúne um acervo de milhares de obras adquiridas desde a criação da Fiocruz, em 1900.
- 2001
-
Após completar 15 anos, o antigo Cict realiza seu primeiro processo eleitoral. Através de voto secreto, Ilma Noronha, que até então era chefe da Biblioteca do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), é eleita nova diretora.
- 2000
-
A Fiocruz é tema de enredos de duas escolas de samba do Rio de Janeiro.
Ano do centenário da Fundação Oswaldo Cruz. Quatro exposições são realizadas em comemoração: “Terra e Gente do Brasil”, “A Ciência e a Saúde Pública”, “Mobiliário Centenário da Biblioteca de Manguinhos” e “Imagens do Inconsciente”.
- 1999
-
É reaberta a Seção de Obras Raras Assuerus Overmeer, em homenagem ao primeiro bibliotecário da Fiocruz.
As informações bibliográficas das três bibliotecas do Cict – Biblioteca de Manguinhos, do Instituto Fernandes Figueiras e Lincoln de Freitas Filho – passam a ser consultadas pela Internet.
- 1998
-
Acontece a 3º edição da Mostra Nacional de Vídeos em saúde.
É reaberta a Biblioteca de Manguinhos.
É criado o jardim educativo de plantas tóxicas.
- 1997
-
O acervo da Biblioteca de Manguinhos sofre contaminação fúngica, por conta de falhas na instalação do sistema de ar-condicionado.
A VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz produz e lança o vídeo “Contaminação da Biblioteca de Manguinhos”.
- 1996
-
É realizada a segunda edição da Mostra Nacional VideoSaúde.
É inaugurado o Espaço Cultural Biblioteca de Manguinhos.
- 1995
-
O então Ministro da Saúde, Adib Domingos Jatene, inaugura o novo prédio da Biblioteca de Manguinhos, onde atualmente funcionam a Biblioteca de Ciências Biomédicas e a sede do Icict.
- 1994
-
A VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz lança seu primeiro catálogo, um serviço de produção e distribuição de material audiovisual voltado para atender demandas nas áreas de ensino e pesquisa em saúde.
O Cict implanta o projeto de informação geográfica em saúde e cria o embrião do atual Sistema de Informações Geográficas (Sig/Fiocruz).
- 1993
-
Entrega do primeiro Regimento Interno do Cict, construído coletivamente no ano anterior, para validação do Conselho Deliberativo da Fiocruz.
De 4 a 29 de outubro aconteceu a primeira edição do atual curso de especialização em Comunicação e Saúde do Icict, iniciativa da VideoSaúde – Distribuidora da Fiocruz. A primeira edição foi realizada em parceria com a Ensp, no Departamento de Ciências Sociais, então a unidade da Fiocruz habilitada para a certificação dos participantes.
- 1992
-
Registro da marca VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz junto ao Ministério da Cultura.
A Sict é promovida a unidade de apoio à pesquisa da Fiocruz, atendendo pelo nome de Centro de Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Cict).
- 1991
-
A Sict implanta na Fiocruz a Bitnet, uma rede de transporte de mensagens de correio eletrônico.
- 1990
-
É lançado o primeiro número da série Biografias de Manguinhos.
A Sicit apresenta à presidência da Fiocruz um projeto para a criação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Informação, conhecido como InfoCruz.
- 1989
-
Akira Homma, então presidente da Fiocruz, amplia as ações do SIC, que passou a se chamar Superintendência de Informação Científica e Tecnológica (Sict).
Maria Élide Bortoletto assume a direção do Sict, substituindo Henrique Leonel Lenzi.
O ano marca a incorporação do Núcleo de Estudos Especiais da Presidência da Fiocruz ao Sict.
- 1988
-
Henrique Leonel Lenzi cria o Núcleo de Vídeo da Fiocruz, o setor de programação visual, vinculado à gráfica da Fiocruz, e o Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi), que originaram serviços estratégicos do Icict.
É inaugurado o Centro de Computação Científica, subsidiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
- 1987
-
A Superintendência de Informação Científica da Fiocruz começa a desenvolver o projeto de implantação de um Centro de Computação Científica subsidiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
- 1986
-
A história do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) começa em 1986, quando o então presidente da Fiocruz, Sergio Arouca, criou a Superintendência de Informação Científica (SIC).
O pesquisador Henrique Leonel Lenzi assume a direção da Superintendência de Informação Científica (SIC), e começa a desenvolver o projeto de implantação de um Centro de Computação Científica.